Estrelas do K-pop são hoje os principais influenciadores da moda no mundo. Dá para acompanhar seu crescimento enquanto influência apenas observando as primeiras filas dos desfiles de uns anos para cá. Astros como G-Dragon, Mino e Kai hoje status de realeza na moda, sentando ao lado das maiores estrelas nos desfiles e com acesso aos estilistas.
Hoje, eles representam os jovens mais influentes do mundo da moda, junto a outras estrelas do K-pop. Um exemplo claro é contado em uma matéria publicada recentemente pelo Wall Street Journal questionando: “Os astros do K-pop são os maiores influenciadores do mundo hoje?”. O artigo dá como exemplo a participação de Mino como modelo no desfile masculino da Louis Vuitton em junho. Em poucas horas após sua aparição, sites diversos pelo mundo, desde os que cobrem cultura K-pop aos tradicionais como Vogue, passando pelo E! Online e até o Yahoo Finance, deram a “notícia”, muitos dizendo que Mino roubou o show. Um fórum dedicado ao K-pop no Reddit fez até uma thread dedicada a sua entrada no desfile. Mino tem 5 milhões de seguidores no Instagram que o acompanham com um entusiasmo imbatível.
Obviamente, não é só a Louis Vuitton que tem aproveitado da influência desses meninos com um relacionamento que vai muito além de apenas vesti-los. G-Dragon é embaixador da Chanel e já apareceu em campanhas de diversas marcas famosíssimas.
A Dior Men tem em andamento uma parceria com um dos grupos mais famosos do momento, o BTS, criando todos os looks de sua turnê atual. Três dias após a Dior anunciar a parceria, o interesse de pesquisa em tornou da marca francesa aumentou 420%, segundo o WSJ.
O grupo LVMH foi ainda mais longe e investiu US$ 80 milhões na YG Entertainment Inc, uma das três principais agências de talentos K-pop da Coreia do Sul, com bandas como Big Bang e 2NE1.
Hoje, os ídolos do K-pop não apenas destroem os corações de fãs, mas são excelentes vendedores e de quebra, ainda têm uma abordagem com a moda que é destemida e apaixonada – muitas vezes vestem as peças mais especiais que saem direto da passarela para seus guarda-roupas.
Basta um post para que os produtos se esgotem nas lojas. “Definitivamente, há posts no Instagram de alguns desses ídolos que esgotaram o produto em questão ou causaram grandes picos para a marca nas 24 a 48 horas seguintes”, diz Katy Lubin, Vice-Presidente de Comunicação da Lyst, plataforma que rastreia resultados de pesquisa de moda.
Seja G-Dragon, Taeyang, Mino, Jennie, Kai ou Sehun, todos eles são fortes individualmente e ainda mais poderosos como um coletivo. Pela primeira vez um grupo asiático ganha o Ocidente ultrapassando a influência de estrelas pop globais, na maioria das vezes, americanas.
Eles são amigos de estilistas como Riccardo Tisci, Virgil Abloh e Hedi Slimane e Raf Simons, estão sempre nas primeiras filas dos desfiles, fazem linhas colaborativas, alguns têm suas próprias marcas, são capas de revista, desfilam, são embaixadores das marcas (G-Dragon na Chanel; CL, da banda 2NE1, faz parte do WANGSQUAD, de Alexander Wang) e fazem até Ted Talks explicando como se vestir com conforto durante a semana de moda de Paris (caso de Sandara Park, fã das grifes mais de vanguarda como Rick Owens, Off-White, Thom Browne, Sacai e Ann Demeulemeester).
Realmente, pode-se dizer que eles são os novos magnatas da moda, uma ferramenta importante para as marcas de luxo, que não apenas ajuda a vender mais, mas também a disseminar a paixão pela moda, criar o sonho e o desejo, resultando em um dos casamentos mais bem sucedidos entre as indústrias da moda e da música.
Fonte: https://ffw.uol.com.br/
Comentarios