• Jorik Têxtil

Etiquetas: descubra quais são as informações obrigatórias



Mesmo que deixada de lado, a etiqueta é de extrema importância e até regulamentada. Você sabe quais são as informações obrigatórias? Saiba na matéria!


Ao desenvolver sua coleção, todos os detalhes são importantes e farão diferença no momento de compra do consumidor. Engana-se quem pensa que a etiqueta é simples demais e não merece atenção. Ela é a representação da sua marca na peça e se não for feita com materiais de qualidade será facilmente descartada.


Mas a necessidade da etiqueta ainda vai além, ela é responsável por carregar informações obrigatórias e, caso não cumpra com a determinação do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), a loja pode ser multada ou ter suas peças recolhidas. Por isso, toda atenção é necessária para que nenhum detalhe passe.


Você sabe quais são as informações obrigatórias da etiqueta?


Primeiro é preciso garantir que as etiquetas sejam legíveis e estejam escritas no idioma do país em que o produto será consumido. Ou seja, mesmo que ele seja fabricado em outro lugar, as informações precisam estar na língua nativa do país de consumo.


Ela também precisa ser clara, com todas as informações que o consumidor precisa para garantir a segurança da sua empresa e de seu cliente.


O padrão das etiquetas precisa conter as informações sobre a composição do produto, o nome da empresa que o produz, o tamanho, a nacionalidade da peça, o CNPJ e as informações do processo de lavagem. Continue lendo e entenda os detalhes de cada exigência!




1 - Nome, razão social, marca registrada e CNPJ.

Esses dados são do responsável pela produção do produto.


2 - País de origem.

Nome do país em que a peça foi confeccionada.


3 - Nome e porcentagem das fibras utilizadas.

Os materiais utilizados na peça devem ser expostos na etiqueta de forma decrescente e, caso haja mais itens em uma só peça, devem ser discriminados individualmente. Ex: Tecido 90% algodão e 10% poliéster. Bojo 100% poliéster.

Além disso, não é permitido o uso da marca do tecido, deve-se usar o nome genérico na descrição. Ex: Nylon e Lycra.



4 - Tratamentos e cuidados de conservação.

As indicações para cuidados da peça devem conter, no mínimo, 4mm x 4mm e podem ser representadas em palavras, figuras ou ambos. Essas indicações precisam estar organizadas na seguinte ordem:

  • Lavagem

  • Alvejamento

  • Secagem

  • Passadoria

  • Cuidado têxtil profissional


5 - Indicação de tamanho.

Pode ser feita em números ou letras.

As informações da etiqueta, exceto as instruções de conservação, não devem ter alteração de tamanho, como minúscula e maiúscula, por exemplo. Por isso é recomendado que todas as informações tenham 2mm.


Agora que você já conhece as exigências é só ficar atento para não errar mais e contar com a Jorik para produzir etiquetas de qualidade que carreguem o valor de sua marca!

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Ícone cinza LinkedIn

© 2019. Jorik Têxtil

Endereço: Travessa Liberdade, 38 - Maringa - PR