• Jorik Têxtil

O que você precisa saber sobre a nova lei das etiquetas

Para quem ainda não conhece, a lei das etiquetas é um conjunto de normas que estabelece como as etiquetas das roupas devem ser elaboradas, incluindo seus símbolos e as informações mais relevantes para o consumidor. Com a nova lei que entrou em vigor em julho de 2019 é necessário que os produtores e comerciais desses produtos se adaptem às novas exigências.

Embora haja diversas pequenas mudanças, veja algumas que se destacam:


Atualização do símbolos

As informações-chave sobre o produto são incluídos nas etiquetas por meio de símbolos, como a melhor forma de lavar, por exemplo. Porém nem toda indústria usa a mesma simbologia, e isso pode trazer problemas para o consumidor.

Para evitar esse problema, todos os símbolos foram atualizados, então independente do fabricante, as informações sobre um determinado tecido serão sempre as mesmas.


Origem do produto

A origem do produto, com a nova lei, passa a ser exigida. Nas informações deverá ser incluso, local de fabricação e principalmente o país de origem, além claro, de todas as outras informações como materiais e instruções de manuseio. Tudo isso para que os comerciantes e consumidores possam ter detalhes da empresa que desenvolveu o produto.


Algumas informações para se atentar

Além de se adequarem às mudanças, fabricantes e comerciantes de produtos têxteis devem se lembrar de alguns pontos importantes incluídos na nova lei.


Prazo de implementação

O prazo de adaptação à nova lei é de 12 meses, a partir da publicação, isso vale para todos os produtos já disponíveis no mercado. O prazo para itens em estoque é de 24 meses, enquanto isso, as etiquetas antigas continuam válidas. Essa é uma informação imprescindível, pois envolve muito trabalho.


Consequências do descumprimento da lei

Sim, quem não cumprir a lei terá consequências e a empresa receberá algumas punições. Entre elas estão, multas, devolução de pedidos, recolhimento obrigatório do produto para retrabalho e até compensação financeira.


Agora que você está por dentro da nova lei das etiquetas, pode colocar a mão na massa para atender às novas exigências. Lembrando que com a nova lei, o cliente final terá mais segurança quanto a identificação das peças

18 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Ícone cinza LinkedIn

© 2019. Jorik Têxtil

Endereço: Travessa Liberdade, 38 - Maringa - PR